Silvia Grecco e Nickollas Grecco vencem prêmio da FIFA
A secretária de Promoção Social de Mauá, Silvia Grecco, e seu filho Nickollas Grecco, foram os vencedores da categoria “Melhor História de Fãs do Futebol”, do FIFA The Best, evento promovido pela Federação Internacional de Futebol que premia os melhores do ano de 2019 na modalidade. A entrega do prêmio aconteceu em Milão, na Itália.
A história de Silvia e Nickollas ficou conhecida mundialmente no ano passado, depois de o repórter Marco Aurélio Souza, da Rede Globo, chamar a atenção para ela durante a transmissão do clássico Palmeiras x Corinthians, no Allianz Parque. Na oportunidade, o repórter destacou a narração dos lances do jogo que ela fazia para Nickollas – que é deficiente visual – ao longo da partida. Desde então, tanto a secretária de Promoção Social de Mauá quanto seu filho participaram de diversas entrevistas, programas de rádio e TV e de ações e eventos esportivos. Logo, a história chegou ao conhecimento da FIFA, que a indicou para a premiação.
Presente ao evento, ao lado de Nickollas, Silvia fez um discurso emocionado após ser anunciada vencedora da categoria. De início, ela destacou a história do uruguaio Justo Sanchez - um dos concorrentes ao prêmio na categoria. Torcedor fanático do Cerro, no Uruguai, ele passou a apoiar o arquirrival de seu time, o Rampla Juniors, em homenagem ao seu filho falecido que era torcedor do clube. Também concorreu ao prêmio a torcida holandesa, que acompanhou a seleção feminina de futebol durante a Copa do Mundo, realizada neste ano na França. A equipe laranja acabou com o vice-campeonato da competição, perdendo para os Estados Unidos. “Gostaria de compartilhar esse prêmio com o senhor Justo Sanchez, que também tem uma linda história de amor com o filho dele. Sinta-se também homenageado senhor Justo”, disse.
Na sequência, Silvia seguiu seu discurso interagindo com o filho, ao descrever a plateia que os assistia e a quantidade de jogadores e personalidades presentes, antes de passar seu recado de agradecimento.
“Nickollas, aqui na frente tem uma plateia com muitas pessoas. Muitos jogadores, muitos ídolos, jogadores brasileiros... nós estamos aqui representando o nosso time, Palmeiras, nós estamos aqui representando todos os torcedores do Brasil. Estamos representando todos os torcedores do mundo, todos aqueles que torcem para a pessoa com deficiência. O futebol pode transformar a vida dessas pessoas. É muito amor, muita dedicação, e com um simples gesto, de eu narrar os jogos para meu filho, tivemos a oportunidade de um jornalista brasileiro da TV Globo, Marco Aurélio Souza (mostrar sua história). Ele nos viu com os olhos e nos enxergou com o coração e aí nossa história rodou o mundo. Fizemos um vídeo com o Jason e o Cocu para a FIFA no Sheroes, para a Copa do Mundo Feminina deste ano. Agradeço muito à FIFA por essa indicação e por hoje eu poder falar para o mundo sobre o futebol e que a pessoa com deficiência existe e precisa ser amada, respeitada e incluída. Obrigado Deus, por me permitir ser ponte e hoje poder representar não só meu filho, mas todos do mundo que têm alguma deficiência e que precisam de oportunidades. Obrigado”, encerrou a mauaense, que foi bastante aplaudida.
Além de Silvia e Nickollas, outros brasileiros foram destaques na premiação: o goleiro Alisson, da seleção brasileira e do Liverpool, foi eleito o melhor goleiro do ano. Contratado junto a Roma, por 65 milhões de libras (o que o tornou o goleiro mais caro do mundo, até então) em julho do ano passado, Alisson foi fundamental na temporada do time inglês, que acabou com o vice-campeonato na Premier League – a apenas um ponto do campeão, Manchester City – e com o título da Liga dos Campeões.
Além do prêmio de melhor goleiro do mundo em 2019, Alisson também fez parte da seleção ideal da FIFA, que também contou com a presença do lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid. A craque Marta também integrou o time ideal da FIFA no futebol feminino.
Já os prêmios de melhores jogadores do mundo ficaram com o argentino Lionel Messi (o sexto dele na carreira), entre os homens, e com a norte-americana Megan Rapinoe, campeã da Copa do Mundo na França, neste ano.




Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...